segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ajude a salvar a onça-pintada do Pantanal

O Pantanal é uma das maiores maravilhas da natureza brasileira: considerada a área inundável de maior extensão e biodiversidade do mundo.

A região também é importante para o suprimento de água, a estabilização do clima e a formação do solo. Seu potencial econômico sustentável é enorme: pesca, turismo e muito mais. Porém, tudo isso está sendo destruído.
A onça-pintada precisa de você para salvar a terra onde vive: o Pantanal.

Um dos animais que mais sente esta devastação é a onça-pintada que está ameaçada de extinção. Sua situação reflete os problemas que ameaçam a região do Pantanal como um todo.
A agricultura e a criação de gado agressivas vêm se expandindo rapidamente na região, sem respeito ao meio ambiente.

As matas nativas estão sendo derrubadas e as terras e águas estão sendo poluídas. Com tudo isso, o território de caça e acasalamento das onças está cada vez menor. E, quando elas atacam o gado para sobreviver, são caçadas ilegalmente.

Salve o Pantanal agora!
Para proteger a onça-pinta precisamos conservar o Pantanal e suas riquezas.
O WWF-Brasil, a Wildlife Conservation Society (WCS) e o Instituto Pró-Carnívoros estão unidos no desafio de proteger a onça-pintada e a região onde ela vive.
Para tanto, o WWF-Brasil e seus parceiros realizam ações como monitorar o comportamento das onças com o uso de radio-rastreadores.
Esta pesquisa nos permite aprender mais sobre a espécie e seu comportamento na natureza. Quanto mais informações tivermos, melhor saberemos desenvolver estratégias de conservação.
Outro destaque do trabalho está nos esforços para solução de conflitos. O objetivo é encontrar soluções para minimizar os problemas entre os criadores de gado e as onças.



Nenhum comentário: