quinta-feira, 10 de julho de 2008

Chinchilas

Considerado o animal com pêlo mais sedoso do mundo, a Chinchila é um mamífero de pequeno porte, medindo de 22 a 28 cm do focinho à base da cauda e pesando de 300 a 800g. Sua pelagem é extremamente sedosa e densa, e cada folículo possui de 80 a 100 pêlos. São reconhecidas a Chinchila Real (já extinta), a Chinchila Lanígera ou Standard (Chinchilla lanigera) e a Chinchila Caudata (Chinchilla brevicaudata).

A Chinchila apresenta mutações de cores como a preta, bege, branca, marrom, prata, violeta ou multicor. Trata-se de um roedor exclusivo da América do Sul (Andes), de fácil criação em cativeiro, podendo atingir até 20 anos de idade. No passado, era freqüente desde o Peru até o Chile e Argentina, mas hoje se encontra praticamente reduzida a algumas colônias dispersas, confinada nos mais altos cumes andinos. No seu habitat primitivo alimentava-se apenas de ervas, cascas e folhas de arbustos.
Segundo historiadores, em 1923 algumas Chinchilas foram levadas para os Estados Unidos por Mathias Chapman, que iniciou sua criação em cativeiro. Atualmente a dieta da Chinchila consiste em ração "peletizada" balanceada e premix (vitaminas e minerais). Eventualmente podem ser fornecidas algumas frutas, como maçã, pêra, uva passa e ameixa.

A água não requer tratamento, contanto que seja fresca e limpa (pode-se adicionar algum complexo vitamínico indicado por um médico veterinário se necessário) .

A Chinchila não se banha com água, mas toma seu banho diariamente com um pó muito fino (calcita malha 100 ou pó de mármore), que tem a propriedade de limpar o pêlo absorvendo óleos e gorduras, além de ajudar a manter sua boa aparência. A Chinchila pode viver em qualquer ambiente (desde que seco, bem ventilado e abrigado de sol), pois é extremamente limpa e não desprende odor.

Como ter uma Chinchila saudável

Um animal sadio tem olhos límpidos, grandes e brilhantes, suas orelhas são eretas (exceto quando dorme), é vivaz quando perturbado e suas fezes são ovais de cor marrom ou preta (caso se alimente ou não de alfafa).

Os cuidados diários consistem em:
>> fornecer diariamente água fresca e alimentos ao animal;
>> limpar diariamente a gaiola;
>> colocar uma vez ao dia a banheira com cerca de oito a dez colheres de sopa de calcita dentro da gaiola para que o animal se banhe;
>> cuidar para que o animal não fique preso na banheira;
>> cuidar da saúde do animal obrigando-o a se movimentar (uma Chinchila saudável é alegre e ativa);
>> não deixar que a temperatura ambiente ultrapasse 30º C, mantendo um ventilador ligado, mas que não fique voltado diretamente para ela nos dias quentes;
>> evitar condições estressantes e a superalimentação, que poderá acarretar distúrbios gastrentéricos.

Reprodução

A Chinchila é considerada adulta para a reprodução entre 6 e 8 meses de idade. A ovulação ocorre a cada 28-30 dias, com o cio durando de 2 a 5 dias. O cruzamento ocorre quase sempre no período noturno. A fêmea elimina um tampão seroso (stopper) aproximadamente três a quatro horas depois do acasalamento. Sua gestação é de 111 dias, tendo geralmente dois partos anuais com o número de filhotes variando de 1 a 6.

Na mesma noite do parto, a fêmea está pronta para aceitar novamente o macho, apresentando o cio pós-parto, que perdura por até 36 horas. Deve-se tomar cuidado em proteger os filhotes contra um possível pisoteio dos pais na hora da cobertura, colocando-se um cilindro (acrílico, vidro ou outro material sem extremidades cortantes) para abrigo dos filhotes. Depois disto o macho deve ser retirado, e sua reintrodução só deve acontecer após a desmama. Caso o parto seja realizado em uma gaiola aberta, é necessária a colocação de uma fonte externa de calor nos primeiros dias de vida dos filhotes, como por exemplo uma lâmpada de 25 watts. A desmama geralmente ocorre aos 45 dias, variando de 30 dias para uma cria com apenas um filhote ou até mais de 50 dias para uma cria com três ou mais filhotes.

Nenhum comentário: