quinta-feira, 10 de julho de 2008

Cosméticos Veterinários: por que se preocupar com eles?


É comum ouvirmos: “shampoo é tudo igual ”, "uso sabão de côco na primeira lavagem, porque o animal fica mais branco” e muitas outras que mostram falta de informação.

Muitas vezes não existe a preocupação em saber quais as diferenças entre um shampoo e outro e, muito menos, se podem causar algum dano ao nosso animal de estimação. É importante saber que a função de um shampoo ou sabonete é a limpeza aliada à saúde e bem estar do nosso cão ou gato. Um cosmético deve ser eficiente para promover a limpeza e proteger a pele ao mesmo tempo.
Cosméticos veterinários mal formulados podem causar problemas como hipotricose (perda de pêlos), sensibilidade de contato (um tipo de alergia na pele), irritações por ação agressiva de um componente da fórmula, etc. Por isto fique atento e converse sempre com o veterinário a respeito de qual o melhor shampoo, sabonete ou condicionador.

A base de um cosmético, juntamente com o princípio ativo deve ser balanceada de tal forma que assegure a qualidade do produto que está sendo usado, pois a escolha indevida de um detergente ou outra matéria-prima, como resíduos usados em produtos de limpeza provocam sérios danos aos animais (desengorduramento excessivo, alcalinização e desnaturação das proteínas).

Portanto seja cauteloso: o produto que você tem utilizado em seu animal tem realmente registro no Ministério da Agricultura? Existe um veterinário ou químico presente na fábrica e envolvido diretamente no controle e fabricação dos produtos? O salão de banho e tosa que você leva seu animal utiliza produtos de boa qualidade?

Fique de olho!!!

Nenhum comentário: