segunda-feira, 7 de julho de 2008

Gatos: RAGDOLL


DÓCIL GIGANTE

Ele é um dos gatos de maior porte do mundo ao lado do Siberian Cat e do Maine Coon.

O peso desse gigante varia normalmente entre seis e nove quilos nos machos, simplesmente o dobro da grande maioria das raças felinas, que costumam ter apenas três ou quatro quilos. Machos castrados, que tendem a engordar, se forem Ragdolls podem chegar aos 15 quilos ou mais.
O tamanho do Ragdoll, mesmo dos menos pesados, impressiona. "As pessoas que querem um Ragdoll procuram por gatos fundamentalmente grandes", afirma a criadora Denise Christensen, de Nova Jersey - EUA. É uma rotina dos criadores receberem visitas que ficam abismadas com o porte dos exemplares. "Há interessados que vão à minha casa para adquirir outra raça e optam pelo Ragdoll, encantados pelo seu porte gigante", conta David.

Outro episódio comum é presenciarem cenas engraçadas envolvendo crianças e as dificuldades que têm em carregar um exemplar. A criadora Natalie Garceau, na Pensilvânia - EUA, se diverte ao dizer que já viu crianças segurando com muito esforço seus Ragdolls, cujos machos pesam de cinco quilos e meio a oito quilos, e eram quase do tamanho delas.

Como todas as raças de gatos de grande porte, esse grandalhão não faz o gênero superagitado. "Não fica correndo ou escalando os móveis como outras raças", afirma Denise.

Natalie acrescenta que o Ragdoll é capaz de fazer tudo que outro gato faz, apenas a freqüência das atividades é menor. "Prefere ficar quieto ou dormindo do que correndo ou subindo nos móveis", exemplifica.

"Por ser muito grande, pode dar a idéia errada de preguiçoso e lento", comenta a criadora Carol Marechal, em British Colúmbia, no Canadá.

"O Ragdoll brinca e corre quando está com vontade, como qualquer outro gato. A diferença é que o faz apenas por poucos momentos diários", explica.
Como o Ragdoll adora colo, imagine um gatão desses pulando em cima de você para se aconchegar.

Felizmente, a raça tem uma maneira toda especial de fazer isso. É o que dizem os criadores entrevistados. "Parece que tem consciência de que é grande e que pode machucar a gente", pressupõe Denise. O Ragdoll pula primeiro num móvel próximo do dono e aos poucos se aproxima para subir no colo, colocando uma pata por vez e olhando a reação da pessoa, para depois se aconchegar.

E como se aconchega! Tanto que seu nome Ragdoll ou Boneca de Trapos, em português, foi dado por isso. Ele fica tão relaxado quando deitado que lembra uma boneca de pano, bem mole e flexível. "De tão moles, parecem gatos sem ossos. Quando se deitam sobre nossas pernas ficam mais moles que gelatina", compara Carol. A juíza e também geneticista Solveig garante que isso ocorre por causa da atitude despreocupada da raça com relação às pessoas. "Os músculos, ossos e nervos do Ragdoll são absolutamente normais", diz. "A diferença é que ao contrário das demais raças que costumam ser desconfiadas, ficando tensas e duras quando em contato com as pessoas, o Ragdoll relaxa totalmente a sua musculatura porque tem confiança plena na gente", explica.

Nenhum comentário: