quinta-feira, 10 de julho de 2008

DICAS PARA ESCOLHER UM BOM TOSADOR PARA SEU ANIMAL

Hoje, o mercado de trabalho no mundo Pet cresce em um ritmo acelerado. O consumidor exige que o ramo de serviços esteja pronto para atender as suas necessidades.
A tosa, que é o corte dos pêlos com finalidade higiênica ou estética em cães, vem tendo um considerável aumento na oferta de cursos e de profissionais atendendo em clínicas e petshops. No entanto, também começam a aparecer casos de negligência, imperícia e imprudência que podem ocasionar até a morte do animal.
As situações mais comuns às quais você deve estar atento quando levar seu cão para tosar são:

Animais tosados de forma incorreta
Nada pior do que um profissional que tosa um Bichon Frisé como um Poodle, ou que raspa os bigodes e a barbicha de um Schnauzer com a desculpa de que é "tosa de verão". O tosador deve terum mínimo de conhecimento do padrão das raças para não cometer este tipo de erros.

Animais que ficam horas esperando para serem atendidos
É o que podemos chamar de "overbooking de tosa", ou seja, cães em excesso para poucos horários disponíveis. Além de estressar e cansar os animais com a longa espera, o trabalho acaba comprometido pela pressa no atendimento e o proprietário acaba descontente com o serviço.

Animais deixados sozinhos na sala de tosa
Alguns casos de lesão têm ocorrido quando os cães são deixados em cima das mesas sem o cuidado de mantê-los presos a holders, que são guias fixadas em grampos nas paredes ou nas mesas de tosa. Quedas das mesas são os problemas mais comuns, bem como cães que ficam pendurados pelos holders. Nenhum animal deve ficar sem supervisão.

Animais sedados
Uma das maiores irresponsabilidades que um tosador pode cometer é sedar um animal com a pretensa desculpa de que a tosa ficará mais fácil de ser realizada. Sedar um animal requer conhecimento, técnica e responsabilidade que só um veterinário poderá oferecer e assumir. Se o seu cão tiver uma parada cardiorrespiratória, seu simpático tosador não saberá o que fazer.

Instalações inadequadas
Verifique sempre a higiene do local onde seu animal permanecerá. Veja também se o local é seguro e se não há risco de ocorrer fugas inesperadas ou brigas entre os cães que estão esperando para ser tosados.

Acima de tudo, procure profissionais que gostem do que fazem e tenham satisfação em ver um animal bem tosado e saudável, produto de sua técnica particular.

2 comentários:

Tati disse...

Um bom tosador tem que ser bem paciente com os animais e amar o que faz!!!
Saber entender o cliente, o que ele realmente quer fazer no seu animal e conhecer as tosas padrões das raças.

Lírio Azul disse...

Meu Zeus, é um cachorro de pequeno porte, apenas levei-o para um simples banho/tosa higienica e ele voltou irreconhecivel, tremia muito, estava muito assustado. Levei-o novamente ao estabelecimento para que a veterinaria o examinasse e sarcasticamente ela disse que ele estava passando por um momento de pequenos estress... Passei a noite inteira acordada observando-o, seus batimentos cardiacos e respiração estavam muito fracos ele mal conseguia ficar em pé, eu tinha que coloca-lo para tomar agua e comer ração. Liguei para um veterinario de confiança pedindo orientação, perguntei a ele se havia algum exame que comprovasse que meu animal foi sedado, mas obtive a infeliz informação de que só poderia fazer o exame toxicológico após a morte... Enfim, fui orientada a observa-lo até o efeito passar, mas esse efeito poderia ter sido fatal. O nome do estabelecimento que foi responsável pela quase morte do meu bichinho é: SAÚDE ANIMAL CNPJ:11224800/0001-02 End: Av cantidio Sampaio 6280