quarta-feira, 9 de julho de 2008

Stress em cães e Florais de Bach

"A ação desses remédios é elevar nossas vibrações, e abrir nossos canais para a recepção do nosso Eu Espiritual, inundando nossas naturezas com a virtude de que especificamente precisamos, retirando de nós a falha que esteja nos prejudicando. Eles conseguem, como músicas bonitas, ou como qualquer coisa que eleve nosso espírito e nos dá inspiração, elevar nossas próprias naturezas, levando-nos para mais perto de nossas almas; e através desse mesmo mecanismo, são capazes de nos trazer paz, aliviando nossos sofrimentos." Edward Bach
Os cães, assim como os humanos, podem sofrer de estresse. O estresse, nos animais, não é uma doença em si mas, pode ocasionar queda da proteção do sistema imunológico e levar a patologias. Estresse é a alteração do organismo para adaptar-se à uma situação nova ou às mudanças, de um modo geral.
Sob condições desfavoráveis como viagens, mudança de ambiente ou rotina, banho, introdução de um novo animal ou criança na casa, morte do dono (estresse extremo), viagem do dono, mudança de empregados da casa, obras ou reformas, etc., os cães podem reagir com mudanças fisiológicas e/ou comportamentais.
Sintomas do estresse
  • Fisiológicos: vômito, diarréia, perda de apetite, coceira, etc.
  • Comportamentais: agressividade, apatia, tristeza, etc.

O veterinário deverá ser consultado para que, seja afastada a possibilidade de qualquer patologia. O veterinário deverá eliminar todas as outras prováveis causas que levem a mudanças no comportamento e/ou fisiologia, antes do diagnóstico de estresse.

Florais de Bach

Os Florais de Bach tratam o cão estressado, o estado de alma negativo - esse estado de alma negativo não é "combatido" pois isso, lhe conservaria a energia mas, é inundado por ondas de energia harmoniosas, de modo que "se derrete qual neve à luz do sol", como disse o Dr. Bach.

As flores, usadas por Bach, são de plantas de uma ordem mais elevada, como ele dizia. Cada planta tem um comprimento determinado de onda de energia. A alma (animais e humanos) contém todas as 38 qualidades da alma das flores de Bach - como potencialidades de energias, virtudes ou centelhas divinas.

Quando surge um conflito entre a alma e a personalidade do animal (quase sempre causado pelo ser humano), o comprimento da onda, no campo de energia, deformado, desarmoniza-se e desacelera. A partir daí desenvolve-se um estado negativo da mente e da alma. O floral tem a mesma freqüência de energia harmoniosa da qualidade correspondente da alma, sem deformação e em ritmo normal.

O floral atua como um catalisador, restabelecendo o contato entre a alma e a personalidade, no ponto em que este se rompeu.

Disposições mentais negativas - são as verdadeiras causas das doenças (animais e humanos - nos animais porque vêm captando essas disposições através do contato com os humanos):

1- orgulho

2- crueldade

3- ódio

4- egoísmo

5- ignorância

6- instabilidade

7- ambição ou cobiça

Qualidades inerentes a todo ser (animais e humanos):

1- paz

2- fé

3- amor

4- sabedoria

5- alegria

6- certeza

7- esperança

Florais de Bach indicados para tratar o estresse do animal:

Rescue: Trata o estresse e a tensão. Restitui a calma.
Walnut: É usado sempre que ocorre alguma mudança para o animal.
Wild oat: Para tratar o tédio. Falta de propósito na vida.
Impatiens: Para tratar a impaciência, a irritabilidade.
Heather: Para tratar animais que fazem barulho para chamar atenção ou por sentirem solidão.
White chestnut: Trata a preocupação e a insônia. Para qualquer comportamento obsessivo.
Holly: Para tratar ciúmes. É útil quando um bebê ou um outro animal passa a conviver no mesmo ambiente.
Sweet chestnut: Trata a angústia mental .
Willow: Trata o comportamento rancoroso e o mau-humor.
Chicory: Trata os ciúmes, o amor condicional. Trata a necessidade de chamar a atenção.

Fonte: www.protetoresvoluntarios.com.br

Nenhum comentário: