sexta-feira, 25 de julho de 2008

Pandas da WWF invadem Paris



No último dia 7 de Julho, uma gigantesca operação da WWF, depositou 1.600 estátuas de pandas na frente da Câmara Municipal de Paris.
Esta operação foi realizada sem precedentes, afim de alarmar sobre a extinção dos pandas, animal emblemático e símbolo do WWF, mas também o desaparecimento de todas as espécies em risco.

Infelizmente, são apenas 1.600 pandas vivos no planeta Terra, número exato de pandas utilizados na ação. Segundo o WWF, as espécies estão enfrentando uma taxa de extinção 1.000 vezes mais rápido do que o normal.

Os pandas que tinham cerca de 43 cm de altura, uma base do tamanho real do animal, foram feitos de papel machê, tinta alimentar e cola de arroz - todos materias que de alguma forma não agridem o meio ambiente.
Mais uma vez vemos uma iniciativa pacífica e grandiosa para conscientizar as autoridades, sem precisar partir pra agressão e o vandalismo.

Menina de sorte

A pequena coala Ely “Sortuda” Grills merece o apelido que tem. Ela está no Hospital da Vida Selvagem de Sidney, Austrália, se recuperando de um passeio nada agradável.
Ely prendeu a cabeça nas grades que protegem a frente de um carro e foi levada assim por vários quilômetros até o motorista perceber sua presença.
Passado o susto, a coala está bem, garantem os veterinários.


quinta-feira, 24 de julho de 2008

Resgate animal: solidariedade sem tamanho

Essas fotos já andaram circulando pela internet, mas achei show postar novamente. Essas fotos foram capturadas por um fotógrafo amador de duas crianças que iam para o colégio e se depararam com um filhote caído em uma vala de esgoto.

Os dois resolveram salvar o amigo de quatro patas e se arriscaram para tirá-lo de lá. Não há informações de onde nem quando aconteceu o caso, mas o acontecimento resultou em um bonito ensaio fotográfico!






Após parto, golfinho assobia para que filhote a reconheça


Golfinhos-nariz-de-garrafa assobiam dez vezes mais do que o normal depois de dar à luz para ajudar o filhote a reconhecer a "mãe".
A descoberta de pesquisadores americanos foi publicada na revista acadêmica Marine Mammal Science.
Esses "assobios-assinatura" são únicos para cada animal, por isso permitem que sejam usados como identificação.
Os golfinhos-nariz-de-garrafa são altamente sociáveis. Nas suas primeiras semanas, os filhotes encontram muitos animais adultos que poderiam confundir com a mãe.
"A explicação mais óbvia para o aumento na produção do assobio-assinatura pela mãe é a necessidade de ela estar em contato com seu filhote", disse a zoóloga Deborah Fripp, do zoológico de Dallas.
Ela diz, no entanto, que o fato de a freqüência do assobio cair depois de três semanas não confirma essa teoria, já que os filhotes tendem a passear para ainda mais longe da mãe à medida que crescem.
Por isso, na opinião de Fripp, o objetivo do assobio logo depois do parto é iniciar um processo rápido de aprendizado chamado de imprinting, que acontece muito cedo na vida dos animais sociais e estabelece um padrão de comportamento e, nesse caso, permite que os golfinhos reconheçam suas mães.

'Roubo'
Em algumas espécies de aves, esse processo de aprendizado acontece nas primeiras horas de vida do filhote. Em alguns mamíferos, acontece nas primeiras semanas.
O processo também ajuda a evitar que as fêmeas roubem os recém-nascidos de suas mães, incidente registrado entre os golpinhos-nariz-de-garrafa.
Fripp investigou o uso do assobio maternal em quatro golfinhos em cativeiro no zoológico Kolmardens Djurpark, em Kolmarden, na Suécia - Nephele, Vicky, Delphi e Lotty.
Cada uma delas tinha o seu próprio filhote.
Assim que Lotus, filho de Lotty, nasceu, Vicky o roubou e o levou para a superfície. Lotus ficou com Vicky até o sexto dia quando foi retirado da piscina para um dia de tratamento médico. Na volta, ele foi recuperado pela mãe Lotty.
"Esses incidentes geralmente acontecem no primeiro dia de vida do animal. Depois, esse tipo de roubo é mais raro porque, então, o processo de aprendizado já teve início", diz Fripp.
Infelizmente, três golfinhos morreram dentro de duas semanas de vida. Apenas Lotus sobreviveu.
"A taxa de mortalidade foi alta, mas não é representativa", disse Fripp.
"Infelizmente, com apenas um golfinho sobrevivendo até a terceira semana, e esse sendo um golfinho que teve uma primeira semana atípica, a evidência para mostrar como ocorre o retorno aos níveis normais de produção do assobio-assinatura não é forte. Será necessário realizar novas pesquisas", concluiu Fripp.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Animais bebados com amarula

Se vc achava que só nós, humanos, passamos por isso.... dê uma olhada nesse vídeo e divirta-se, dando boas risadas!! Eu, pelo menos, dei!!!
A amarula é uma fruta, que depois de bem madura, cai do pé e fermenta com o tempo. Os animais se alimentam dessas frutas fermentadas, e vejam oq acontece... rsrsrrsrs

Última postagem do dia!


"Aquele que conhece verdadeiramente os animais é por isso mesmo capaz de compreender plenamente o caráter único do homem."
(Konrad Lorenz)

Tartaruga gigante pode ter gerado descendentes


Depois de décadas de celibato, a tartaruga apelidada de George Solitário parece finalmente ter livrado a espécie gigante Pinta de Galápagos do risco de extinção - foram encontrados ovos que podem gerar descendentes.
De acordo com biólogos, George, que nos últimos 36 anos não demonstrou interesse em se reproduzir, surpreendeu a todos ao copular com uma de suas duas companheiras de cativeiro.

Tratadores do parque em Galápagos encontraram um ninho com diversos ovos e guardaram três deles numa encubadora. A expectativa sobre os possíveis descendentes da tartaruga gigante deve durar cerca de quatro meses.
Em uma nota do parque, cientistas afirmam que ainda que três desses ovos sejam férteis, e as tartarugas que nascerem sobrevivam, seriam necessárias várias gerações genéticas para ter uma tartaruga Pinta puro-sangue, até séculos.

Os cientistas tinham tentado de tudo, de inseminação artificial a assistir machos mais jovem copular, mas nada funcionou.
Acredita-se que a espécie tenha sido praticamente levada a extinção por pescadores e piratas que matavam as tartarugas para comer.
O Equador afirma que as ilhas, que abrigam cerca de 20 mil tartarugas gigantes de várias espécies, estão em risco.

Para refletir!

Cães com pulga?

Não há dúvidas: pulgas podem ser o tormento da vida de um cão e seu dono. Essas criaturinhas possuem seis pernas diminutas e não têm asas, mas ainda assim podem alcançar cães altos em um único salto. Os cientistas já identificaram quase 2 mil espécies de pulgas, mas ironicamente, é a Ctenocephalides felis - a pulga de gato - que mais aflige os cães.

Cães com pulgas são um grande problema. As pulgas são sugadoras de sangue e onde você achar uma, pode ter certeza de que achará muito mais. Alguns cães são muito sensíveis à saliva de pulgas: uma única picada pode ser o suficiente para iniciar uma insuportável coceira causada por dermatite alérgica a pulgas (FAD). Em casos severos, a coceira e os arranhões fazem com que a pele do cão se espesse e perca pêlos. A pele nua é ainda mais vulnerável a infecções bacterianas.

Felizmente, há uma grande variedade de produtos aprovados e fáceis de se achar para matar ou repelir pulgas. Boratos fazem com que pulgas adultas, ovos e larvas percam umidade e se ressequem. Reguladores de crescimento de insetos impedem que pulgas imaturas se tornem adultas e se reproduzam. Há também As novas armas na guerra contra as pulgas incluem o Lufenuron, o ingrediente ativo da pílula de controle de pulgas desenvolvido recentemente que interfere na capacidade de chocar do ovo. Diversos produtos, incluindo Frontline, K9 Advantix, Advantage e Revolution, matam pulgas adultas por contato e têm efeito duradouro. Entre em contato com seu veterinário para obter mais informações sobre esses produtos.

Não importa o produto de controle de pulgas que você escolher, sempre leia e siga as instruções de maneira precisa. Todos os produtos contra pulga (natural ou sintético) são venenos e, se usados de maneira incorreta, podem ser perigosos.

O que fazer

Mesmo com os novos e seguros produtos de controle de pulgas de efeito duradouro, você ainda precisa seguir estritamente algumas regras básicas para acabar com elas.

Cuidados em casa - é realmente necessário tratar todos os gatos e cães de sua casa e seguir rigorosamente o tratamento, o acompanhamento e um futuro tratamento preventivo. Polvilhe pó à base de borato nos carpetes e pulverize o quintal também. O ideal é que, no exterior da casa, você use um produto de controle de pulgas que tenha efeito duradouro e que contenha reguladores de crescimento. Áreas úmidas e sombrias são os locais preferidos pelas pulgas para se reproduzir e habitar, de forma que é bom retirar todas as folhas, pedaços de madeira e lixo sob as árvores, arbustos e plantas. Se não for possível borrifar o produto em todo o quintal, então se concentre nas áreas que seus cães freqüentam: ao redor do canil, ao longo da cerca, sob a varanda e assim por diante.

Empresas profissionais de controle de pestes podem fazer esse serviço para você. Mas antes de fechar o contrato, obtenha informações por escrito dos compostos e do método de aplicação que as empresas usam. Leve a lista até seu veterinário.

Leve seu cão para um banho de imersão - na realidade, a melhor coisa a se fazer com um cão que tenha pulgas, enquanto a casa está sendo desinsetizada, é levá-lo até o veterinário para um banho de imersão com medicamentos ou algum outro tratamento contra pulgas. Essa também é uma boa idéia para um programa efetivo de controle de pulgas. O seu veterinário pode dar ao seu cão Lufenuron para, que é ministrado mensalmente, como uma pílula. Em áreas mais quentes, os cães recebem pílulas de Lufenuron para o ano todo. Em áreas mais frias, em que o inverno é suficiente para matar as pulgas, as pílulas somente são ministradas do início da primavera até quase o final do outono. No entanto, converse com seu veterinário sobre as opções. Pode ser que algum tratamento tópico funcione melhor para o seu cão. Os tratamentos tópicos afetam as pulgas nos locais onde elas vivem: na parte externa do corpo dos cães.

Trate os pontos de concentração - cães com dermatite alérgica causada por pulgas, freqüentemente desenvolvem pontos de concentração (áreas da pele úmidas e infestadas). Para reduzir os pontos de concentração, misture uma parte de óleo de melaleuca (óleo de árvore de chá) e uma parte de água. Coloque a solução em um borrifador e use sempre que seu cão estiver se coçando.

Quando ir ao veterinário

Baba intensa e tremedeira são os sinais mais prováveis de envenenamento químico. Se você perceber esses sintomas em seu cão (durante um programa de controle de pulgas ou não) leve-o imediatamente ao veterinário. Sem tratamento, o envenenamento químico pode levar a convulsões, colapso e até mesmo à morte.

Formas naturais para livrar seu cão das pulgas

Se você se sentir inseguro em usar produtos químicos em seu cão ou em sua casa, existem tratamentos naturais contra pulgas, feitos à base de plantas, vitaminas ou ervas. A adição de alho ou levedura de cerveja à comida de cães é tida como eficaz para impedir que as pulgas infestem animais. Como ambos são produtos alimentícios comuns e não causam problemas para cães, na realidade não há nada a perder fazendo uma experiência. Colares de ervas e pós contra pulgas também são populares e facilmente encontrados.

Eucalipto, erva-doce, alecrim, arruda, losna e língua de vaca parecem funcionar como repelentes de pulgas. Para preparar seu próprio pó de ervas contra pulgas, combine quantidades iguais dessas ervas e misture-as bem. Polvilhe uma pequena quantidade desse pó nos pêlos de seu cão e faça uma massagem, assegurando que se espalhe até a pele. Você também pode usar uma gota ou duas de óleo de essência de eucalipto e alecrim em uma compressa ou coleira coberta com tecido.

Porém, da mesma forma que em qualquer coleira contra pulgas, examine o animal à procura de sinais de perda de pêlos ou irritação da pele em volta do pescoço e tome cuidado para que o cão não mastigue a coleira. Você também pode comprar coleiras antipulgas já prontas em lojas de animais de estimação ou lojas de alimentos naturais.

Música para gato dormir


Você não agüenta mais correr atrás do seu gato? Está cansado de vê-lo pulando de um sofá para o outro? Acha que ele anda muito irritadiço e arisco?
Talvez seus problemas tenham terminado. Se sua a vontade é acalmar o gato, a solução chegou. Como já existem há anos para os bebês, uma música foi feita especialmente para tranqüilizar seu bichinho.

O especialista em comportamento de animais Hermann Bubna-Littitz disse que a música, criada por produtores do site alemão Petsandmusic http://www.petsandmusic.com , consegue aquietar os gatos e deixá-los num estado dócil e relaxado.

"Nós podemos provar, com estatísticas garantidas, que nossos gatos procuram os alto-falantes quando nós tocamos essa música... E a tendência é a diminuição dos comportamentos agressivos", explicou ele, que também é professor de Veterinária na Universidade de Viena.

O CD "Music for Cats and Friends" foi produzido com versões eletrônicas de "Moonlight Walk", "Endless Time" e "Coming Home". O preço do CD é de cerca de 19,21 dólares.
Os produtores do site não estão planejando uma versão para cachorros.

Animais do Pantanal: Mão-pelada

Também conhecido como guaxinim, o mão-pelada é um animal carnívoro com hábitos noturnos, mas às vezes é ativo durante o dia. Eles têm um focinho longo, olhos e orelhas grandes, cinco dedos em cada pé.
Eles possuem um visual muito diferente e um rabo com imagens de anéis pretos e uma máscara no olho que o deixam com uma imagem de um animal malandro e engraçado. Em algumas regiões são chamados de mascarados.
O hábito mais estranho desse pequeno mamífero é o seu costume de mergulhar na água tudo o que come, provavelmente por associa-lo com seu alimento preferido: camarões e rãs. Depois de mergulhar o alimento, esfrega-o com as patas dianteiras antes de comer.
Por isso, em muitas regiões, é chamado de rato-lavador ou urso-lavador. Come também, sapos, frutas, vários crustáceos, insetos e peixes.
Fonte: UOL Bichos

Bateria de exames em panda vira uma 'megaoperação'



Verdadeiro time de tratadores teve que imobilizar o bicho, com direito a focinheira.Panda sobreviveu ao terremoto na província de Sichuan e agora vive em Fujian.

Se você um dia for à China e vir um panda de perto, cuidado. O bicho tem um jeitinho meigo que atrai gente disposta a pagar caro para pegá-lo no colo, mas vira uma fera quando alguém o contraria.

Que o digam os tratadores de uma reserva na província de Fujian. Eles suaram para imobilizar um dos pandas do parque e fazer alguns exames nele, como ultra-som. A 'megaoperação' aconteceu na terça-feira (22). O animal em questão é um dos quatro que vieram de Sichuan depois do terremoto que deixou milhares de mortos em maio.

terça-feira, 22 de julho de 2008

UM GATO - por Danuza Leão

Recebi esse texto escrito por ela via e-mail, e estou postando, pois achei que ela fez uma abordagem bem legal sobre gatos!

"De uns 30 dias para cá, entrei num novo universo: o dos adoradores de gatos.

Foi assim: resolvi ter um e procurei saber com um amigo quando haveria uma feira para comprar um lindo filhote etc. e tal.

Ele foi logo me dizendo que nada disso, que o melhor gato é o vira-lata, e me deu o telefone de outro amigo, que me deu o telefone de outro amigo, e assim sucessivamente; aí conheci (só por telefone) um grupo de pessoas simpáticas e prestativas, sempre prontas a ajudar com um conselho, uma informação, uma explicação psicológica sobre o comportamento dos gatos, e com as quais me comunico com freqüência.

Aprendi que gatos não se compram, se adotam, e são os membros dessa confraria informal que fazem a intermediação entre quem está querendo um e quem está com uma ninhada em casa. E tem mais: como existem lugares na cidade onde os sem nenhum coração abandonam os filhotes, eles costumam ir a esses lugares para recolhê-los e encaminhar para a adoção.

A pessoa que me confiou o meu tem 36 em seu apartamento.

Antes de Haroldo -é o nome dele- chegar, fui a uma loja especializada comprar um pequeno enxoval, digamos assim, para recebê-lo.

Cheguei em casa com um tipo de banheirinho, areia, caminha, ração para filhote, patê em lata, vasilhas para comida e bebida e brinquedinhos.

Embatuquei quando o vendedor me perguntou de que sabor queria a ração: de peru, de galinha, de peixe? Nacional ou importada? E como escolher, sem conhecer seu paladar?Quando Haroldo chegou, minha vida mudou.

Ele não me larga um só minuto, e tirando a hora em que se instala no teclado do computador ou se coloca exatamente entre meus olhos e o jornal ou a televisão, é uma delícia que nem dá para contar. Tão grande que nos primeiros dias eu não conseguia sair de casa para não deixá-lo sozinho.

Resultado: agora tenho também uma gatinha (ainda sem nome) no pedaço, para que ele não se sinta muito só na minha ausência. E o pior: estou ficando gagá, e quando saio fico querendo voltar logo para casa, tantas as saudades.Eles retribuem e me amam de paixão, uma paixão total e incondicional.

Os dois são pequenos, me seguem pela casa onde eu for, se enrolam no meu pescoço para dormir -ainda bem que não estamos no verão-, e quando o veterinário disse que seria aconselhável a castração e a esterilização, quase chorei, e telefonei para meus novos amigos para ter uma orientação sobre o assunto.

Sabe o que me disseram, to-dos? Que é preciso castrar e esterilizar, sim. Mas por que, perguntei, vocês que gostam tanto de gatos, não têm pena?Exatamente por isso, foi a resposta. Se não for feito um tipo de planejamento familiar, os gatinhos que nascerem serão abandonados nos parques da cidade e vão morrer de frio e de fome.

É por amor, por muito amor -e consciência- que é preferível que nasçam menos gatos, já que não existem lares suficientes para adotá-los.

Foi impossível não fazer um paralelo com a infinidade de crianças abandonadas nos sinais de trânsito e nas Febens da vida, sem ter quem cuide delas e a cada ano nascendo mais e mais, algumas de mães de 13, 15 anos, sobretudo no Nordeste, terra do presidente Lula, que conhece o problema melhor do que qualquer um de nós.

Conhece, mas não fala no assunto; nem ele nem uma só pessoa do governo. Por que será?"

ALPA

A pedidos, estou divulgando!

ALPA é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 28 de Novembro de 1984 e decretada de Utilidade Pública Municipal conforme Lei nº 2878 de 28 de Agosto de 1985. Atua na área de proteção e assistência aos animais abandonados e vítimas de maus tratos.
O trabalho da ALPA é em sistema de voluntariado. Pessoas de diferentes idades e profissões unidas pela mesma causa: a defesa daqueles que não têm condições de fazer a sua própria defesa, que dependem do ser humano para que suas necessidades e seus direitos sejam respeitados e atendidos.
A ALPA possui hoje três funcionários contratados: um caseiro, e dois veterinários que atendem os animais recolhidos ao canil e os da população de baixa renda do município. Todas as demais tarefas são realizadas por voluntários.

SOLIDARIEDADE


Quem disse que sempre tem que haver um mais forte, que domine e oprime um mais fraco? Essas fotos nos dão um belo exemplo de como os diferentes podem conviver em plena harmonia! Como diria Drummond: "A natureza não faz milagres; faz revelações".

Miss beleza canina


Passado o Miss Universo, o concurso de beleza que bombou neste fim de semana foi o Miss Canino da Costa Rica, disputado em San Jose, capital do país. Mais de 300 “beldades” lutaram pela coroa. Sammy, uma yorkshire fêmea (1ª foto), foi a estrela da competição ao faturar o prêmio de melhor animal adulto.
Na categoria filhote, o primeiro lugar foi para a beagle Tachie (2ª foto).

Aranha carrega mais de 100 filhotes nas costas

Tenho um certo pavor de aranhas, mas achei interessante postar!


Um flagrante do instinto de proteção dos bichos com a prole: uma aranha-lobo (gênero Lycosa) carrega mais de 100 filhotes nas costas, situação que dura até 40 dias depois do rompimento dos ovos.

O filhote que não cair e continuar na mãe corre o risco de ser atacado.

Manguezal intacto vale US$ 40 mil por hectare por favorecer pesca, diz estudo



Pesquisa no golfo da Califórnia mostrou que área de vegetação é berçário para espécies.
Valor real do ecossistema em potencial pesqueiro é 600 vezes maior que o oficial.
Os manguezais do mundo podem valer muito mais para o bolso e para a biodiversidade do que os preços irrisórios pelos quais essas áreas são vendidas para os especuladores imobiliários. Uma pesquisa feita pelo pesquisador Octavio Aburto-Oropeza, do Instituto Scripps de Oceanografia (Califórnia, EUA), mostrou que as capturas pesqueiras no oceano Pacífico, na região do golfo da Califórnia, é sempre diretamente proporcional à quantidade de manguezais intactos.
Cada hectare de manguezal traz dividendos de pesca equivalentes a US$ 40 mil por ano, afirmam os pesquisadores - cerca de 600 vezes mais do que o valor dado a essa terra pelo governo mexicano.
A pesquisa está na revista científica "PNAS".

Animais ajudam a promover atletas sul-coreanos para Olimpíadas de Pequim



Esse povo tem imaginação.... rsrsrs


CÃOMINHADA!!


RECEBI ESSE E-MAIL DE UMA AMIGA, E ESTOU AJUDANDO A DIVULGAR! PARTICIPEM!
Acontecerá, no dia 17 de agosto de 2008 em Blumenau, a Cãominhada organizada pela APRABLU com o apoio da Paraíso Pet Shop, Agro-Avícola Itoupava Norte, Clínica Vira-Lata, Printset e Focinho Feliz.
Inscrições estarão abertas a partir do dia 21 de julho pelo email:
caominhadablu@hotmail.com , ou pelo fone: 3326 6930

Data: 17 de Agosto de 2008
Local: Rua Alberto Stein (em frente ao Parque Vila Germânica)
Horário: 9h
Contamos com sua presença!!!

APRABLU e Equipe Cãominhada

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Parque tem 18 espécies em extinção

A imensidão verde que cobre os 57 mil hectares do Parque Nacional da Serra do Itajaí e passa por nove municípios enche ainda mais os olhos com as 808 espécies - 336 de plantas e 472 de animais vertebrados - que concentra. Mas parte desta beleza está ameaçada.
O diagnóstico da fauna e da flora do Parque Nacional da Serra do Itajaí - desenvolvido há nove meses pela Associação Catarinense de Preservação da Natureza (Acaprena) - aponta que a área abriga 18 espécies que correm risco de extinção, como o puma e a peroba.
No caso dos animais, pesquisadores usaram métodos diretos (de visualização) e indiretos (armadilhas, sensores fotográficos e vestígios, como rastros e tocas) para identificá-los.
O registro de várias espécies de carnívoros refletiu a importância do parque na preservação, já que cerca de 40% das espécies encontradas estão ameaçadas de extinção.
Constatou-se também a presença mais comum de animais como o cachorro-do-mato e mão-pelada (guaxinim).
O levantamento foi feito em oito áreas do parque.- A caça é um sério problema. Com exceção de uma área amostral, todas as outras demonstraram vestígios da prática, como cartuchos e acampamentos. Mas é um cenário que vem mudando com a fiscalização - comenta a responsável técnica pelo levantamento dos mamíferos do parque, a bióloga Cintia Gizele Gruener.
Segundo ela, a anta e a onça pintada foram extintos do parque por conta do crime ambiental.
Das plantas, os pesquisadores identificaram a canela preta, peroba, sassafras e imbuia como espécies que correm risco de ser extintas.
- As áreas que fizemos a pesquisa tiveram intenso processo de intervenção, com pastagem ou corte madeireiro. Mesmo assim, ainda encontramos quatro espécies ameaçadas de extinção - comemora a bióloga Sheila Mafra Ghoddosi, que coordenou o levantamento da flora.
O diagnóstico da fauna e da flora é considerado a primeira pesquisa mais ampla sobre o parque nacional. Desde a década de 80, os pesquisadores têm trabalhado apenas na área do Parque das Nascentes - que passou a fazer parte do Parque Nacional da Serra do Itajaí - , onde se tem registros mais aprofundados e estudos de longo prazo.
Fonte: JSC

Show no mar


Baleias se exibem no litoral catarinense
Em três semanas, cerca de 80 mamíferos foram avistados entre Florianópolis e Araranguá

Imbituba - Pesquisadores, autoridades políticas e turistas prestigiaram sábado a abertura oficial da temporada de observação da baleia franca.

O evento promovido pelo Instituto Baleia Franca (IBF) foi simbólico, já que há mais de três semanas os mamíferos estão no Litoral catarinense.

Algumas horas antes do evento, pelo menos cinco baleias que estavam nas imediações da Praia de Ibiraquera deram um show para um grupo de turistas a bordo de um barco.

Sem se importar com os observadores, os mamíferos nadavam tranqüilamente e até passavam por debaixo da embarcação.

Um pouco mais distantes, algumas saltavam ou batiam com as nadadeiras na água.

- Alguns machos batem na água para chamar a atenção das fêmeas - explica a bióloga Mônica Pontalti.

Entre observações registradas e relatos de pescadores e moradores, já foram contabilizadas cerca de 80 baleias entre Florianópolis e Araranguá, Sul do Estado.

Nos últimos três dias, os pesquisadores do Instituto BaleiaFranca fizeram um passeio de barco nas praias de Garopaba e Imbituba e avistaram cerca de 10 mamíferos, cinco deles acompanhados de filhotes.

- O turismo de observação de baleias cresce ano a ano e gera uma boa fonte de renda para toda a região de Imbituba - diz o vice-presidente do instituto, Henrique Litmann.

Na temporada passada, os grupos de pesquisa especializados em baleias francas da região registraram 114 mamíferos.

Como a observação costuma durar até final de outubro, a bióloga Mônica Pontalti acredita que a atual temporada tenha um movimento bem melhor que a de 2007.


Fonte: JSC