sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Você se importa com os animais?


Participe do abaixo-assinado pela Declaração Universal de Bem-Estar Animal (DUBEA)!

Apóie a Declaração Universal de Bem-Estar Animal!

Semana Mundial dos Animais: 4 – 10 de Outubro de 2008 .

Em 2007, você nos ajudou a coletar o fantástico número de 280 mil assinaturas. Este ano nós precisamos da sua ajuda para inspirar ainda mais pessoas a declararem que os animais importam para elas!
O seu apoio durante os sete dias da Semana Mundial dos Animais pode ajudar à criação do primeiro acordo internacional em bem-estar animal.


Acesse: http://www.animalsmatter.org/ E PARTICIPE!!!!!!!


ANTÍDOTO CONTRA ENVENENAMENTO

FUNCIONA, USEM SEM MEDO!

Dr. Marcel Benedeti recomenda como agir em caso de suspeita de envenenamento de animais.
"Quando houver a suspeita, dar água morna salgada ou água oxigenada 10 vol. (uma colher de
sopa), que, em contato com o estômago, vira água morna salgada e faz o animal vomitar.”
Em seguida, dar ATROVERAN (1 gota por kg de peso de 6 em 6 horas), que é o melhor antídoto para venenos do tipo 1080 e chumbinho."
Tenha sempre Atroveram por perto e repasse esta informação para as pessoas que você conhece.
Isso pode salvar vidas!
O carvão vegetal também ajuda muito em envenenamentos (inclusive em humanos), pois é absorvente. Já existe nas farmácias em comprimidos.

Parasitas podem prejudicar coração, ouvido e intestino dos cães

Se seu cachorro anda se esfregando nos móveis e se coçando a todo momento, pode ser necessário mais que um bom banho para resolver o problema.
Esses são os sintomas que parasitas como pulgas, piolhos e carrapatos e a sarna provocam quando se instalam na pele dos animais. Em todos os casos, o problema deve ser tratado por um veterinário, com os medicamentos adequados. Aplicar remédios sem orientação médica pode causar prejuízos à saúde dos animais se a dosagem estiver errada.
A sarna, transmitida pelo contato com animais infectados, é uma das doenças causadas por parasitas mais fáceis de serem identificadas. Ela faz com que o bicho perca pêlos na região infectada e tenha coceira.
Nesse caso, não é recomendado passar pomadas ou outros remédios. "Há cura. Ao sinal de perda de pêlo e coceira, o dono deve levar o bicho ao veterinário. Ele indicará o tratamento adequado, que pode ser injetável e tópico", diz José Alberto Pereira da Silva, diretor do curso de medicina veterinária da Uniban (Universidade Bandeirante). Se não for tratado logo, o problema pode chegar ao ouvido do cão, inflamando e causando dores fortes.

No caso das pulgas, dos carrapatos e dos piolhos, o tratamento indicado pelos veterinários consiste em banhos com remédios. "Depois disso, podem ser aplicadas externamente pequenas dosagens de drogas na nuca do animal. Os parasitas são sugadores de sangue e morrem ao picar a região", afirma Silva.

Ambiente

O ambiente onde os cães vivem também deve receber uma boa limpeza para que não haja nova contaminação com os ovos deixados por esses parasitas. Há produtos desenvolvidos para ambientes.
Na hora de aplicá-los, é importante isolar a área para que os bichos não se prejudiquem com a ingestão dos venenos. "Deve haver prescrição feita por um médico veterinário e orientação para a utilização, já que se trata de substâncias tóxicas. Se usadas de maneira inadequada, elas podem causar alergias e intoxicação nos animais e até nos proprietários", alerta Karine Raile Rocha, veterinária da rede de pet shops Cobasi.


E os parasitas não vêm só de fora. As verminoses, que se alojam no intestino e até no coração dos animais, também merecem atenção. A contaminação se dá principalmente pelo contato com fezes de cães ou humanos infectados, mas também pode acontecer por meio de alimentos que não foram higienizados corretamente.
O tratamento pode ser medicamentoso ou até cirúrgico. "Há lombrigas que atingem 30 cm de comprimento e só podem ser retiradas com cirurgia", diz Silva.

Parasitas internos

Vermes e lombrigas
O que é?
* Os vermes se alojam no organismo dos bichinhos, principalmente no intestino. A contaminação se dá por alimentos ou por fezes de outros animais, e, em casos mais graves, o parasita chega a ter 30 cm. A verminose é diagnosticada após exame de fezes.

Tratamento
* O tratamento é medicamentoso. Em certos casos, é necessária intervenção cirúrgica .

Verme do coração
O que é?
* Encontrado em carnes de peixes que ficam jogadas na praia, o parasita se aloja no ventrículo do coração dos cães e causa doenças cardíacas depois de algum tempo.

Tratamento
* É feito com remédios. Pode haver necessidade de cirurgia .

Parasitas externos

Sarna
O que é?
* Há dois tipos: a transmitida aos animais e a que atinge também os humanos. O parasita causa muita coceira e faz com que o bicho perca os pêlos na região infectada. Também pode atingir o ouvido do animal.

Tratamento
* É feito por meio de drogas injetáveis e remédios para a pele para amenizar as coceiras e melhorar o aspecto .

Pulgas, carrapatos e piolhos
O que é?
* São sugadores de sangue e causam grande incômodo e coceiras nos animais .

Tratamento
* Os bichos podem ser tratados com banhos medicamentosos para reduzir a quantidade de parasitas. Alguns animais podem receber doses pequenas de drogas no pêlo da nuca para que os parasitas ingiram o veneno e morram.

Como evitar
- Faça exames periódicos;
- Lave e cozinhe bem os alimentos que serão ingeridos pelo animal;
- Retire as fezes e mantenha os quintais e jardins devidamente higienizados;
- Não leve os cães para a praia. Se for inevitável, retire as fezes e a parte de areia que entrou em contato com ela, para que não haja contaminação de outros animais;
- Evite contato com animais infectados.


Fonte: Folha Online

Carne de canguru????

Australianos deveriam comer menos boi e mais canguru, diz estudo.

Em um relatório de 600 páginas encomendado pelo governo australiano, o assessor e economista Ross Garnaut afirma que o gás metano produzido durante a digestão de vacas, cordeiros e porcos é um potente causador do efeito estufa quando lançado na atmosfera.

Os cangurus, ao contrário, praticamente não produzem esse gás, afirma Garnaut.
O relatório prevê ainda uma mudança na pecuária e nos hábitos alimentares do país com a introdução de um novo esquema de vendas de créditos de carbono.
Em seu estudo, Garnaut recomenda ao governo que a indústria agrícola seja incluída no esquema de licenciamento de emissões de carbono que será implementado até 2010.
Isso significaria que os fazendeiros teriam que comprar permissões para emitir gases caso extrapolem os limites recomendados.

Transição
O assessor acredita que os custos altos da criação de ovelhas e gado e a vulnerabilidade desses animais aos efeitos da mudança climática – como a escassez de água – poderiam antecipar uma transição para uma maior criação de carnes de animais que provocam poucas emissões.
Para ele, os cangurus – que possuem um sistema digestivo diferente do gado e do carneiro – podem ser a chave desta mudança.

“Durante muito tempo na história humana da Austrália – cerca de 60 mil anos – o canguru foi a principal fonte de carne. E pode novamente tornar-se importante”, disse Garnaut.
O relatório cita um estudo sobre o potencial dos cangurus em substituir outros animais como fonte de carne e afirma que, até 2020 a criação de gado pode ser reduzida em 7 milhões e a de carneiro em 36 milhões de cabeças.
Isso criaria a oportunidade para que o número de cangurus subisse de 34 milhões para 240 milhões em 12 anos.

Essa quantidade seria mais do que suficiente para substituir a perda na produção de carne de vaca e carneiro, o que também seria mais lucrativo para os fazendeiros, já que os custos das emissões iriam subir.
Apesar de popular em outros países, o consumo de canguru na Austrália – o símbolo nacional do país – ainda é polêmico e a carne do animal é usada amplamente como alimento para animais de estimação.
No entanto, muitos australianos preocupados com a saúde se renderam à carne magra e vermelha do animal.
Fonte: BBC

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Prêmios para os bons, multa para os maus

A lei e o bom senso dizem que os donos de animais devem recolher as fezes de seus bichos. Mas muita gente ignora a regra e faz com que quem passe pelas calçadas ou parques das cidades fiquem com raiva dos inocentes animais. Para tentar coibir a falta de educação dos humanos, a cidade israelense de Petah Tikva, localizada no distrito central do país, está utilizando a análise de DNA das fezes dos cães para punir e premiar seus donos.
Na primeira etapa do processo, com duração de seis meses, os donos devem levar seus animais ao veterinário para que sejam recolhidas amostras de DNA da saliva dos cães (como mostra a foto acima). A partir disso, a prefeitura da cidade vai criar um banco de dados com o código genético de todos os caninos para comparar com o resultado da análise das fezes encontradas nas ruas.

Os donos de cães também poderão recolher as fezes e depositá-las em lixos especiais espalhados pelas ruas. Todo o material recolhido nestas latas também será analisado e os “donos exemplos” terão direito a prêmios, como cupons de desconto para comida para cachorro e brinquedos para os bichinhos. Já quem deixar as fezes dos caninos espelhadas pelas ruas será multado.

A veterinária-chefe da prefeitura de Petah Tikva, Tika Bar-On, afirma que a proposta é deixar a cidade mais agradável para todos os moradores e visitantes. “O objetivo é envolver todos os cidadãos nessa campanha e mostrar a todos que podemos deixar nossa cidade mais limpa”, diz Tika.


Fonte: Época

Prazo para identificação de bovinos é encerrado

Nesta terça-feira (30), encerrou o prazo para identificação dos bovinos e bubalinos em Santa Catarina. Essa informação foi dada pelo secretário de Estado da Agricultura, Antonio Ceron, em forma de alerta para os produtores do Estado que ainda não identificaram seu rebanho.“A partir desta data, só será permitido o trânsito de animais nas rodovias municipais, estaduais e federais acompanhado da guia de trânsito animal (GTA) com a respectiva identificação de cada animal”, comenta o diretor de Qualidade e Defesa Agropecuária, Roni Barbosa.

O animal em trânsito sem a identificação será considerado clandestino, é apreendido, sacrificado, sem direito a indenização ao responsável.O Projeto de Identificação de Bovinos e Bubalinos no Estado de Santa Catarina (PIB) é um sistema de identificação e monitoramento que permitirá, ao serviço de saúde animal e à sociedade, um maior controle e rastreabilidade da produção de bovinos e bubalinos, promovendo a segurança sanitária no Estado.

“Todos esses esforços são para melhorar as ações de defesa e vigilância sanitária animal de Santa Catarina", explica Ceron. A identificação teve início em 31 de março deste ano, com um projeto piloto e a partir de 19 de maio se expandiu por Santa Catarina. Até o momento já foram identificados quatro milhões de animais, equivalente a 97,5% do rebanho catarinense. “Somos o único Estado com esse sistema de identificação em decorrência da certificação internacional de livre de febre aftosa sem vacinação”, diz Roni Barbosa.


Fonte: A Notícia

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Beleza felina

Algumas fotos lindas de gatos que participaram de um concurso na Romênia, o Catshow 2008!
Gato Sphynx é apresentado aos jurados de concurso felino em Bucareste, na Romênia
Os olhos verdes do Norueguês da Floresta participam do concurso
Gato persa pisca para as câmeras ao participar do evento na Romênia
Gato da raça Maine Coon observa a agitação do concurso de dentro de sua gaiola
Gatinho persa preto arregala seus olhos alaranjados em concurso de beleza

Golfinhos gordos entram em dieta no Japão

Os golfinhos que moram no parque aquático Kinosaki, em Toyooka, no leste do Japão, estão desde o mês passado realizando uma série extra de exercícios e sendo alimentados com uma dieta de baixa caloria. O motivo? Eles ficaram gordinhos no último verão do hemisfério norte.

Os tratadores ficaram intrigados quando perceberam que os 19 golfinhos não estavam mais conseguindo realizar com perfeição as performances nos shows dados aos visitantes. Alguns nem conseguiam se manter fora da água por muito tempo. “Foi aí que percebemos que eles estavam mais redondos”, disse hoje Haruo Imazu, porta-voz do parque.

Segundo ele, a engorda foi estranha pois cada golfinho continuava sendo alimentado com 15 quilos de peixe, como de costume. Análises mostraram que o problema estava nos peixes, que tinham engordado, aumentando muito a quantidade de calorias na dieta dos golfinhos, fazendo alguns engordarem até 10 quilos.
Nas fotos, o treinador Takeshi Kakimoto alimenta um dos 19 golfinhos do parque aquático.




Fonte: G1

Urso é transferido após atacar colméias nos Estados Unidos

Seu nome não é Zé Colméia, mas o urso de 4 anos e meio teve um comportamento digno do personagem de desenho animado ao se desviar do seu habitat natural para caçar mel.

O ataque do animal em busca de comida chamou a atenção das autoridades. Mike Madel, especialista no tratamento de ursos, diz ter ficado surpreso pelo urso ter se deslocado tanto até chegar às colméias.


Especialista faz exame no urso capturado em Montana (Foto: AP)

Geralmente, eles habitam as regiões próximas às montanhas rochosas, mas este urso foi encontrado na região de Simms, em Montana, cerca de 30 km distante do provável habitat original.
"Acho que ele veio seguindo o rio Sun em busca de comida e acabou encontrando as colméias', diz Madel.

No outono, os ursos passam bastante tempo a procura de comida antes da chegada do inverno.
As colméias das regiões próximas às montanhas rochosas geralmente são protegidas por cercas eletrificadas, o que não é o caso da região de Simms, onde o urso atacou.

As autoridades receberam as primeiras denúncias de ataques a colméias em 9 de setembro. Novos ataques aconteceram nos dias seguintes e o urso foi capturado em 23 de setembro.

O urso de 260 quilos foi identificado com um colar que transmite informações via rádio e solto na Floresta Nacional Flathhead, onde, segundo o especialista Mike Madel, não vai faltar comida.


Fonte: G1

Espanha confirma 4º caso de vaca louca em humanos

O governo da Espanha confirmou ontem o quarto caso da doença da vaca louca em humanos no país. Uma mulher morreu em decorrência da doença no mês passado.
Segundo a mídia local, a mulher, de 64 anos, era mãe de um homem de 41 anos que também morreu por causa da doença este ano. Segundo o Ministério da Saúde, a confirmação do quarto caso da doença em humanos no país não representa risco à saúde pública.
A Espanha registrou a primeira morte humana causada pela doença da vaca louca em junho de 2005. As informações são da Dow Jones.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Filhote de tamanduá é resgatado em Goiás

Um filhote de tamanduá com cerca de cinco dias foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, no domingo (28), na rodovia BR-153, perto de Goiânia. O animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)
(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Fonte: G1

Frase do dia


"Enquanto o homem continuar a ser o destruidor dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor."

(Pitágoras)

Animais sofrem com leite estragado


A crise pela qual passa a China com o escândalo do leite contaminado está afetando até os animais. Depois de 53 mil crianças terem ficado doentes e quatro terem morrido nos últimos dias, a equipe do hospital animal de Hangzhou descobriu, por meio de ultrassonografias, que dois bebês orangotangos e um bebê leão do zoológico Hangzhou Safari Park estão com pedras nos rins.
Como nas crianças, os problemas renais dos filhotes foram causados pelo fato de eles terem sido alimentos com o leite da marca Sanlu.


Fonte: Época

Os pequenos pandas vermelhos


Estes dois ursinhos são pandas vermelhos de 3 meses de idade, e brincam no Parque Zoológico Chiba, perto de Tóquio, no Japão. Os filhotes ainda não possuem nomes, que serão escolhidos pelos visitantes do parque. No último sábado, 26, eles fizeram sua primeira aparição em público, e encantaram a todos.

Programa Veterinário Solidário



O que é o Programa Veterinário Solidário?
Lançado em 2004, o Programa Veterinário Solidário da ARCA Brasil é parte integrante da Campanha Nacional pela Posse Responsável. Seu objetivo é fornecer subsídios ao veterinário, elemento fundamental para a conscientização da sociedade e a redução do sofrimento animal em todas as suas formas.
Esse trabalho também visa estimular um envolvimento cada vez maior dos profissionais que já demonstram sensibilidade em relação à causa animal.
O Programa Veterinário Solidário marca mais uma frente de atuação pioneira da ARCA Brasil. Unir forças com o médico veterinário pela erradicação das crueldades e do sofrimento que acomete os animais é uma iniciativa sem precedentes em países em desenvolvimento.

Como funciona?
O Veterinário Solidário oferece, como um profissional e cidadão consciente, seus conhecimentos e serviços - sempre dentro de suas possibilidades pessoais e operacionais. Isso não significa realizar descontos em serviços ou procedimentos cirúrgicos, e sim ter uma atitude positiva para com a situação de carência apresentada.
A intenção é que cada um contribua com o que tem em mãos.
A ARCA Brasil, com seu poder de comunicação e um dos melhores conteúdos de proteção e bem-estar animal do país, organiza, divulga e conscientiza a sociedade, encurtando um caminho já percorrido em diversos países desenvolvidos.

O intuito é unificar, fortalecer e aprimorar a relação com os animais, tendo como pontos principais:
1) Conscientizar a população;
2) Converter cães e gatos em verdadeiros membros da família;
3) Facilitar o acesso à esterilização (castração) para diminuir o abandono e o sofrimento desses animais.

Muitos dos problemas que acometem os animais podem ser solucionados por uma simples orientação. Você pode entrar em contato com os profissionais relacionados aqui, mas nada substitui a consulta periódica ao seu veterinário.
Importante!
O Veterinário Solidário não tem o compromisso de prestar serviços gratuitos ou dar descontos em procedimentos, mas terá sempre uma disposição aberta e positiva para com a situação de carência apresentada.
Os notáveis resultados obtidos até o momento, comprovam que é possível somar forças, com benefícios para todos: os profissionais, a sociedade e seus animais.
CADASTRE-SE, acessando:

E ainda tem gente que pensa que a paz é impossível...

Esta história aconteceu na Província de Manitoba, no Canadá e foi documentada por um fotógrafo.
Os huskies siberianos estavam indefesos, presos na coleira quando de repente lhes surge um imenso urso polar...
Mas, o inacreditável aconteceu, para a felicidade dos huskies o urso queria só... brincar...