quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Cientistas testam efeitos do veneno da jararaca contra câncer de pele

O veneno da jararaca (Bothrops jararaca) está sendo testado por cientistas do Laboratório de Genética do Instituto Butantã, em São Paulo, para combater a forma mais agressiva de câncer de pele, o melanoma. Os resultados obtidos com a toxina jararagina têm sido promissores, segundo afirmou a coordenadora dos estudos, Itamar Romano Garcia Ruiz.
Segundo ela, a literatura científica internacional indica que toxinas presentes em diversos organismos são eficientes para diminuir a proliferação de células tumorais in vivo e in vitro. Isso levou o grupo, que trabalha com a genética do câncer desde 1996, a investigar os efeitos da toxina da jararaca sobre tecidos cancerosos. A pesquisadora afirma que o grupo está testando os efeitos da toxina na morfologia, adesão, migração e invasão celular. Em todos os casos, segundo ela, os resultados são promissores.
O tratamento mostrou uma importante redução das metástases. "No entanto, ainda falta um longo caminho para que essas pesquisas resultem efetivamente em uma alternativa para o tratamento da doença", afirmou.O trabalho é feito em parceria com a Divisão de Ciências Fisiológicas e Químicas, que extrai a jararagina do veneno das serpentes do Instituto Butantã. "O veneno das serpentes é uma sopa de vários tipos de substâncias que produz um efeito anestésico e degrada os tecidos.
A jararagina é uma proteína que faz parte dessa sopa", explicou Itamar. O veneno dos animais, em especial as cobras e os anfíbios, serve como proteção ou arma natural, instalada durante a evolução. Um metal posicionado em determinado local de sua estrutura dá à jararagina a capacidade de degradar outras proteínas. "O que possibilita o uso contra o câncer é que essa proteína tem a capacidade de reconhecer uma parte da membrana da célula tumoral, ligando-se a ela e impedindo sua evasão, bloqueando a metástase.
A literatura científica mostrava que o nível de metástase diminuía com o uso do veneno. Nós começamos a usar apenas essa componente do veneno para aumentar a eficiência dessa propriedade", disse. As informações são da Agência FAPESP.

A polêmica do foie gras

O foie gras é uma das iguarias mais sofisticadas da culinária francesa. O termo significa “fígado gordo” e consiste no fígado de um pato ou ganso superalimentado. Nessas condições, o órgão cresce excessivamente e adquire uma textura e um sabor mais refinados. Apesar de cerca de 80% do foie gras consumido no mundo ser francês, países como o Canadá e a Hungria também produzem o prato.
Na França, a discussão sobre a crueldade do processo de produção do prato já dura duas décadas. O país proibiu a gavage, que significa estufar o animal por alimentação em excesso. Apesar disso, muitos produtores alegam que a prática –que exige a introdução de um cano, por onde sai a comida, na boca do animal – não é crueldade. No entanto, a gavage ainda é feita ilegalmente na França.
Agora a Hungria passa pelo mesmo debate. Esse capricho culinário é uma violação dos direitos dos animais? Ou os gansos gostam do excesso de comida? O foie gras é ético? A discussão tomou a mídia húngara e chegou ao Parlamento. Os políticos estão discutindo como lidar com a crise, que já afeta o fornecimento do produto à Alemanha e Leste Europeu. O governo tende a proteger a indústria do alimento, mas nas negociações caminham para a proibição da superalimentação forçada.



Fonte: Época

DEFINITIVAMENTE UM ATO CRUEL, REPUGNANTE, ABOMINÁVEL, COMO OUTROS TANTOS MALTRATOS PRATICADOS CONTRA OS ANIMAIS! VOCÊ GOSTARIA QUE ENFIASSEM EM VOCÊ 12 KG DE ALIMENTO GOELA ABAIXO POR UM TUBO? VOCÊ, QUE É A FAVOR DESSA BARBÁRIE, EXPERIMENTE FAZER ISSO EM VOCÊ PRA VER COMO SE SENTIRÁ! VOCÊ FARIA O MESMO COM OS SEUS FILHOS CASO ELES NÃO QUISESSEM COMER? ESPERO QUE PROÍBAM DE UMA VEZ POR TODAS TAMANHA BRUTALIDADE.
ESSA É A MINHA OPINIÃO..... E A SUA?

Corrida de salsichas



O Clube de Dachshund da cidade de Savannah, no estado americano da Geórgia, realiza anualmente uma famosa corrida de dachshund, a raça dos cachorros “salsicha”. São permitidas as inscrição de qualquer variedade da raça, sejam os de pelo curto, pelo longo ou de bigodes. Só precisam ser dachshunds. Neste ano, 125 animais participaram da competição. A vencedora foi Molly, a cachorrinha da última foto, com um lenço rosa no pescoço.

Trigêmeos no ninho

BLUMENAU -
O casal de canários-da-telha que mora na caixa de correio de Heide Schwarz Hägele, no Bairro da Velha, terá de começar a pensar em uma reforma. A proprietária, que cedeu o lugar sem cobrar nada, encontrou ontem de manhã mais três moradores no ninho que foi construído há 20 dias. Ponto para a natureza, para a dona da casa e para o carteiro, que atendeu o pedido de não destruir o ninho.
Os pais dos trigêmeos ficaram meio desconfiados com a presença de muitas pessoas ao redor de casa, especialmente com a câmera fotográfica, que insistia em disparar flashes. Mas logo se acostumaram e voltaram ao ninho, afinal, os filhotes estavam famintos. Heidi conta que, pelo tamanho dos filhotes, devem ter nascido entre sábado e domingo, durante a chuva forte.– Fico imaginando se não fosse a cobertura da caixa do correio, eles não teriam resistido – comemora.

Ela conta que não conseguiu falar com o carteiro Alexandre Landskron Valença, que atendeu ao pedido de colocar as cartas sobre a caixa e preservar o ninho, pois ele mudou a rota de entrega. O novo funcionário continua o bom exemplo do colega. Heide só lamenta o fato de Valença não poder ver os frutos da boa ação que fez.

Fonte: JSC

Pingüins encontrados sujos de óleo em SC voltam ao mar nesta quarta


Cerca de 150 pingüins que foram encontrados sujos de óleo em praias de Santa Catarina durante o mês de agosto serão soltos na costa de Florianópolis, nesta quarta-feira (8), pela Polícia Militar Ambiental. De acordo com o sargento Marcelo Duarte, dos 345 animais recolhidos pela polícia, 30 morreram durante o tratamento, no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Parque Florestal do Rio Vermelho. O primeiro grupo, que será liberado nesta quarta-feira, ficou cerca de 45 dias em tratamento, sob o cuidado de especialistas e voluntários. Os policiais ambientais coletaram sangue e colocaram anilhas para identificar os animais. O outro grupo, também composto por cerca de 150 pingüins, deve ser solto até o fim da próxima semana.

Marcelo Duarte explica que os pingüins chegam ao Brasil no inverno, trazidos por correntes de águas frias, e retornam para a Antártida a partir de setembro, com as correntes quentes.
Fonte: DC

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Leões brancos raros nascem na África do Sul

Três filhotes raros de leão branco nasceram perto do parque nacional Kruger, na África do Sul. Os nascimentos de leões brancos na natureza diminuíram consideravelmente nos últimos 16 anos, e teme-se que a espécie seja extinta. O leão branco é uma mutação rara de cor do leão sul-africano e é encontrado em Timbavati, na África do Sul. De acordo com o folclore africano, leões brancos mágicos nascem a cada cem anos para dar alegria àqueles que os vêem.

Fonte:

Imagem do dia!


Filhote de cisne é observado pela mãe em lago do Lincoln Park, zôo de Chicago, nos EUA.

Gata ferroviária? Sim, isso mesmo!


Em tempos difíceis, os japoneses costumam dizer que vão pedir ajuda aos gatos. Uma companhia ferroviária, a Wakayama Electric Railway, levou o ditado ao pé da letra. Depois de acumular prejuízos, mandou todo mundo embora, automatizou a linha e, em janeiro de 2007, promoveu oficialmente um gato - ou, melhor, uma gata - a "chefe de estação". Apesar de reconhecerem a fama do bicho -- que aumentou 17% o número de passageiros, trazendo 2 milhões de novos usuários --, os japoneses não tinham idéia de quanto dinheiro a gata movimentava até a divulgação de um estudo, na semana passada.

Somente em 2007 foram US$ 10,44 milhões, segundo o professor de contabilidade Katsuhiro Miyamoto, da Universidade de Kansai.

Ainda de acordo com ele, responsável pelos cálculos, o dinheiro movimentado pela fama da gata tem importantes efeitos econômicos para o país. Com freqüência, Tama aparece em livros de fotos e propagandas na TV. Seu salário, no entanto, é limitado a ração.

Filha de um gato de rua, ela nasceu e cresceu nos arredores da estação Kishi, uma das dez estações da linha Kishigawa. Ela foi adotada por Toshiko Koyama, dona de uma mercearia vizinha.

Quando assumiu o posto na companhia que estava registrando prejuízo, tinha sete anos. Hoje tem nove. Sua “contratação” atraiu curiosos e a empresa reverteu a situação, passando a lucrar. "Tama é a única no cargo de chefe de estação desde que tivemos que reduzir os custos com pessoal", declarou Keiko Yamaki, porta-voz da Wakayama Electric.

Tama é pontual e educada. Ela se recusa a fazer as necessidades quando alguém está olhando. Por isso, tem um banheiro privativo. Ela também tem um escritório, que fica em uma antiga bilheteria reformada. Ela está escalada para participar de um documentário francês sobre gatos fantásticos ao redor do mundo.

Fonte: G1

Quem vai sair pra trocar o pneu?