quarta-feira, 18 de junho de 2008

Cuidados com sua tartaruga!


Primeiro, antes de mais nada, vale alertar que sua tartaruga deve ser adquirida em lojas licenciadas para a venda de animais da fauna silvestre!

E outra coisa: não se deixe ser enganado! Alguns vendedores vendem essas tartarugas dizendo que elas são anãs, coisa q não é verdade! Elas crescem, e bastante, se você cuidar bem delas. E caso você não tenha condições de montar um laguinho em sua residência, é bem provável que vc tenha que devolvê-la ao seu habitat natural.


As tartarugas mais comuns, que são aquelas verdinhas rajadas de amarelo, são de uma espécie nativa chamada Tigre d'Água. Para que mantê-la saudável, são necessários alguns cuidados.

As tartarugas Tigre D´Água são aquáticas, mas precisam ter acesso aos dois ambientes, água e uma pedra onde possa tomar sol. O sol é essencial para esses animais, que não mantêm tão bem sua temperatura interna como nós mamíferos. Elas devem receber todo o sol que quiserem, ou ficarão com sérias carências vitamínicas.
Embora elas fiquem muito tempo debaixo da água, as tartarugas respiram oxigênio do ar, como nós. Se não tiverem como vir à tona, morrem afogadas. Por isso, se elas estiverem num aquário com decoração, tenha certeza de que não há nenhum objeto onde elas possam ficar presas.
A água tem que ser trocada com frequência, no verão até mais de uma vez por dia.
Elas podem ser alimentadas com as rações específicas que se encontram em qualquer petshop ou até no supermercado. Além dos pellets, existem os camarõezinhos, que elas adoram. Mas não os ofereça todos os dias, porque eles funcionam mais como guloseima. Na falta da ração, elas podem ser alimentadas com lasquinhas de guisado de primeira, frango, peixe, alface e couve. Quando maiores, numa emergência, a ração de gato também é uma opção. Deixe hidratar um pouco antes de servir.
Importante: as tartarugas aquáticas só engolem debaixo da água. Não adianta alimentá-las no seco.
À medida em que o inverno se aproxima e o clima vai esfriando, as tartarugas tornam-se mais sonolentas, letárgicas, até pararem completamente de se alimentar. Se tiverem oportunidade, escondem-se num lugar seco e ficam ali por todo o inverno, hibernando, apenas bebendo água eventualmente.
É muito importante que elas tenham tomado bastante sol e comido à vontade durante o verão, pois disso vai depender sua sobrevivência à hibernação. Enquanto dormem, elas digerem apenas os nutrientes que acumularam antes. Se estiverem fracas, ou doentes, podem morrer.
E aí surge uma questão controvertida: deixar ou não que as tartarugas hibernem? As opiniões são contraditórias. Alguns afirmam que elas não devem hibernar, e devem ser mantidas acordadas com água e pedras aquecidas (com equipamentos comuns em lojas que vendem peixes), e comendo normalmente. Outros afirmam que a hibernação, desde que elas estejam saudáveis, não faz mal nenhum.
Afinal, quem é que as esquenta durante o inverno no ambiente selvagem?


Um comentário:

Unknown disse...

Olá!! depois de procurar muito a respeito das tartarugas tigre d'água e ler muito, achei os teus comentários o melhor!!

Tenho uma tartaruga de 1 ano e preferi não montar um desses aquário cheios de frecuras! Ela vive em um organizdor de plástico com duas pedras grandes!!

Ela pode sair quando quiser!! E agora como está frio (moro no Rio Grande do Sul - Porto Alegre) Ela quer sair da água todo o tempo. Come um pouco e logo sai, procurando lugares quentes e escuros no apartamento.

Posso deixá-la vivendo assim?? Ou terei que comprar todos aqueles ascessórios??
Obrigada!
Abraços. Stela